15 Dicas para montar uma academia de sucesso
15 Dicas para montar uma academia de sucesso
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15 Dicas para montar uma academia de sucesso

 

Você quer montar uma academia? Descubra quanto custa e o que é preciso fazer para obter sucesso com o negócio.

Confira 15 dicas para montar uma academia de sucesso. Investir no próprio negócio é a melhor maneira de alcançar a satisfação profissional e pessoal, além disso, espaços relacionados à beleza e saúde são os que mais rendem lucro aos empreendedores!

O hábito de frequentar a academia está cada vez mais comum entre os brasileiros. O público para este tipo de negócio é muito amplo, a academia deixou de ser um espaço frequentado por jovens e passou a ser universal, com adeptos de todas as idades e classes sociais em busca dos mais variados resultados para o corpo e saúde em geral.

Investir na área é uma grande oportunidade de faturar, mas como qualquer outro projeto, abrir uma academia exige planejamento, só assim é possível evitar prejuízos e diminuir a possibilidade do negócio não dar certo.

Dicas para montar uma academia de sucesso

O Via Carreira selecionou 15 dicas para montar uma academia de sucesso. Confira:

1.Escolha uma boa localização

A academia deve ficar localizada em lugares estratégicos. Não deve haver outras academias na região escolhida, competir com quem já está há muito tempo no mercado pode ser arriscado. Além disso, é preciso dar preferência para locais com grande movimentação de pessoas diariamente e de fácil acesso, como avenidas e ruas principais.

2.Conheça o perfil dos clientes

A partir da definição do local, é possível ter noção do perfil dos clientes. É necessário avaliar se as pessoas que frequentaram a sua academia serão na grande maioria jovens ou idosos, com alto ou baixo poder aquisitivo, os hábitos e costumes das pessoas daquela região. Todas as informações são fundamentais para montar um estabelecimento que atenda as necessidades da maioria.

3.Fique atento às condições do imóvel

O imóvel escolhido para montar a academia deve ter uma boa estrutura, afinal, o estabelecimento irá comportar uma grande quantidade de pessoas e equipamentos. Além da instalação elétrica em ótimas condições e disponibilidade de várias tomadas, é preciso que o local tenha boa iluminação e seja bem ventilado.

4.Cumpra com as exigências legais

Antes de colocar a academia em funcionamento, é necessário cumprir todas as exigências legais para abrir um negócio. O ideal é contratar um contador para legalizar a sua empresa na Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal (CNPJ), Secretaria Estadual da Fazenda, Prefeitura Municipal (Alvará), Entidade Sindical Patronal (Para o recolhimento obrigatório da contribuição), Caixa Econômica Federal (Cadastro INSS/FGTS), Corpo de Bombeiros Militar e registro do estabelecimento no CONFEF.

5.Contrate bons profissionais

Não é obrigatório ser um Educador Físico para abrir uma academia, porém, é determinado por lei a permanência de profissionais regularmente registrados no Conselho Regional de Educação Física para orientar e prestar assistência aos clientes. Também é indispensável à contratação de auxiliares de serviços gerais, assistentes administrativos e atendentes.

6.Defina a estrutura da academia

A estrutura completa da academia deve ser definida de acordo com o perfil do público alvo, quanto mais diferenciais, maior o investimento necessário e consequentemente, maior o valor das mensalidades. A área escolhida deve ser superior a 250m², sendo composta por: recepção, sala administrativa, sala de avaliação física, espaço para aquecimento/alongamento, espaço para ginástica, espaço para musculação com aparelhos, vestiários femininos e masculinos com espaço para armários.

Se a intenção for se diferenciar dos demais estabelecimentos, o empreendedor também pode optar por acrescentar: loja de produtos fitness, lanchonete, sala de visitas, espaço de recreação para crianças, espaço voltado para beleza e estética, estacionamento próprio.

7.Invista em bons equipamentos

A academia necessita de diversos tipos de equipamentos, eles podem ser classificados como esportivos e administrativos. O preço dos equipamentos não pode ser considerado como fator principal, é essencial priorizar a qualidade para evitar prejuízo e conquistar a confiança dos usuários.

Administrativos

2 Computadores – R$ 3000,00
1 Impressora – R$ 300,00
2 Telefones – R$ 100,00
2 Conjuntos de Mesa e Cadeira – R$ 800,00
1 Armário de escritório – R$ 500,00
Total R$ 4.700,00

Esportivos

1 Cross trainers – R$ 4.000,00;
10 Esteiras – R$ 40.000,00;
10 Bicicletas ergométricas – R$; 20.000,00;
1 Banco supino – R$ 3.000,00;
1 Pull Over – R$ 3.000,00;
1 Peitoral Dorsal – R$ 3.000,00;
1 Pec-Deck – R$ 5.000,00;
1 Máquina flexora – R$ 5.000,00;
1 Adutor/abdutor – R$ 5.800,00;
1 Abdominal com carga – R$ 5.000,00;
1 Remada com carga – R$ 4.500,00;
1 Leg press – R$ 2.500,00;
1 Cadeira Romana – R$ 300,00;
5 Halteres – R$ 700,00;
12 Barras – R$ 1.500,00;
5 Kit anilhas – R$ 3.000,00;
2 Porta barras – R$ 300,00;
10 Step – R$ 1.000,00;
10 Colchonetes – R$ 1.000,00;
10 Cordas – R$ 400,00;
4 Bebedouros – R$ 800,00;
1 Aparelhagem de som – R$ 2.000,00;

Total: R$ 112.700,00

8.Organização da empresa

Além de disponibilizar equipamentos de qualidade, a academia também deve oferecer suporte profissional necessário ao cliente e auxiliar que ele conquiste seus objetivos ao contratar os serviços. O empreendedor deve definir a forma de pagamento, que pode ser mensal, diária ou por associação. Todo cliente muito bem recepcionado, matriculado e avaliado pelos educadores físicos antes de iniciar qualquer sequência de treinamentos.

A parte administrativa também tem papel importante para o sucesso da academia. A gerência deve controlar o faturamento, investimento e administração de pessoal, já os demais tipos de assistentes ficam responsáveis por comprar, manter o estoque, limpeza e manutenção de equipamentos.

9.Automação

É um grande diferencial entre as academias atualmente, a automação inclui serviços como a biometria, para registrar a frequência dos clientes e softwares para uso da administração, que facilitam o serviço e o controle em diversos tipos de atividades no escritório.

10.Investimento total

O investimento inicial para abrir uma academia é de no mínimo 165 mil reais, incluindo apenas a mobília, utensílios, reparos no local de instalação e despesas fixas dos primeiros meses. Vale lembrar que o capital de giro conquistado ao longo da evolução do negócio é suficiente para arcar com despesas futuras.

11.Custos

Antes de iniciar as atividades da academia é necessário saber quais são as despesas fixas mensais, só assim é possível definir o valor correto das mensalidades, por exemplo. O custo inclui conta de água, luz, telefone, internet, salários, comissões, encargos, refeições, seguro, limpeza, manutenção e assessoria contábil. O valor total estimado é de aproximadamente 20 mil reais.

12.Oferta de Pacotes

Para agregar valor e atrair cada vez mais clientes, uma boa opção é fazer pacotes com preços acessíveis incluindo todos os serviços oferecidos pela academia, como: musculação, ginástica, artes marciais, dança, entre outros.

13.Serviços a domicílio

Os serviços a domicílio ampliam e facilitam o acesso de clientes a academia. O personal trainer pode ser contratado através da academia para, realizar o seu trabalho em academias residenciais, de condomínios ou inclusive, para orientar profissionais em empresas, como em ginasticas laborais e treinamentos.

14.Divulgação

A divulgação é muito importante para atrair clientes, além de divulgar a inauguração, o empreendedor tem que estar preparado para um alto investimento com divulgação pelo menos nos seis primeiros meses de funcionamento. A maneira depende da cultura de cada região, porém, entrega de panfletos próximo ao estabelecimento, anúncios em rádios e uma página na internet, são as mais indicadas.

15.Participe de eventos

Para satisfazer os clientes e aperfeiçoar cada vez mais os serviços prestados pela academia, o empreendedor deve reservar parte do seu tempo livre para participar de eventos sobre negócios e empreendimentos na área esportiva ou relacionada à saúde.

Coloque em prática as dicas para montar uma academia de sucesso. Para esclarecer dúvidas e obter orientações, procure uma unidade do SEBRAE.

Fonte: https://viacarreira.com/15-dicas-para-montar-uma-academia-de-sucesso-214520/

 

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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