A Maior Aula de Natação do Mundo busca recorde e conscientização
A Maior Aula de Natação do Mundo busca recorde e conscientização
Posted by

A Maior Aula de Natação do Mundo busca recorde e conscientização

No dia 14 de Junho, às 12 horas, horário de Brasília, milhares de crianças conduzidas por professores de natação em instalações aquáticas, em diferentes partes do mundo, se unirão na busca de um novo recorde mundial para a maior aula de natação simultânea do mundo.

O evento tem o nome oficial “The World´s Largest Swimming Lesson” e surgiu em 2010, nos Estados Unidos, como resultado da reunião das principais entidades de segurança aquática e treinamento americanas, com o objetivo de intensificar a luta contra afogamentos de crianças.

Na primeira edição do WLSL o recorde, homologado pelo Guiness Book of Records, foi estabelecido com 3971 participantes em 5 países de 3 continentes.

No segundo, 2011, o crescimento foi exponencial, chegando a 19.322 participantes em 14 países de 5 continentes.. O Brasil que esteve presente pela primeira vez em 2011, contribuiu com 1053 participantes de 12 locais em 5 estados, sendo o terceiro país com o maior número de participantes. Para este ano o número de locais inscritos trilplicou chegando a 36, em 11 estados com a previsão de participação de aproximadamente 2500 pessoas na aula.

A participação brasileira está sendo coordenada pelo INATI – Instituto de Natação Infantil que vê nesse evento a oportunidade de chamar a atenção da sociedade para o grave problema de afogamentos de crianças em todo o mundo e, em especial, no Brasil. Hoje, o afogamento é a segunda causa de morte acidental para crianças de 1 a 14 anos.

A Diretora Técnica do INATI, Sandra Rossi Madormo, explica: “Vivenciar a água é muito importante para as crianças, e quanto antes elas iniciarem a sua relação com ela, mais benefícios físicos, emocionais e cognitivos elas irão usufruir. As crianças, que podem começar a natação ainda como bebês, aprendem a respeitar a piscina e outros locais com água, e conseqüentemente, sabem que devem estar acompanhadas por um adulto para se beneficiar do prazer proporcionado pela água. Elas são ensinadas que há riscos, porém, não podemos esquecer que crianças agem por impulso, por isso há sempre a necessidade de supervisão de adultos para que se minimize o risco de acidentes. Assim, a importância de um evento como A Maior de Natação do Mundo, é fundamental para lembrar aos adultos que, independente do grau de habilidade que a criança tenha com a água, sua supervisão é vital.”

O WLSL 2012 terá o Parque Aquático Disney´s Tiphoon Lagoon, em Orlando, como quartel general, dada a magnitude e a repercussão que a causa vem ganhando desde o seu lançamento. O evento conta com dois embaixadores: Janet Evans e Rowdy Gaines, medalhistas olímpicos, que se engajaram na causa da prevenção do afogamento infantil desde o primeiro momento e tem ajudado muito o processo de conscientização da sociedade através de sua atuação em vídeos e materiais promocionais do evento.

Podem participar escolas de natação, academias, clubes e parques aquáticos, bastando se inscrever no site http://www.theworldslargestswimminglesson.org. Em caso de dúvidas ou dificuldades na inscrição é só entrar em cotato com o INATI através do email diretoria@inati.com.br ou no www.facebook.com.br/INATIBRASIL.
Por Rafaele Madormo

Comments

0 Comentários desativados em A Maior Aula de Natação do Mundo busca recorde e conscientização 1407 12 maio, 2012 Gestão de Aquáticas maio 12, 2012

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Cursos

Facebook