Como aumentar os resultados das academias com o marketing digital
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Como aumentar os resultados das academias com o marketing digital

 

Frequentar Academias deixou de ser coisa de “atleta” e passou a ser associado à qualidade de vida, saúde e bem-estar.

Certamente é um momento de euforia para o setor, mas que também guarda novos desafios. As perspectivas do mercado brasileiro atraem empresas internacionais, que além da oportunidade também fogem da crise de seus países de origem. Grandes redes e grupos de investimento também começam a ampliar sua participação, tornando a concorrência mais acirrada. A constante evolução tecnológica exige atualização dos equipamentos. Com competidores mais fortes e necessidade de investimentos constantes, as academias precisam profissionalizar a gestão sobreviver sob ameaça de margens cada vez mais reduzidas. Ou seja, mesmo em um mercado em plena ebulição, conquistar e manter clientes será cada vez mais difícil.

Uma oportunidade que os empresários e gestores de academias estão deixando passar é se diferenciar investindo em marketing digital. Afinal, em um país com 80 milhões de internautas e 16 milhões de pesquisas no Google relacionadas à ginástica e boa forma, ainda são poucas as empresas no segmento que atuam de forma efetiva para conquistar e fidelizar seus cliente pela web.

Embora no Brasil haja empresas seguindo esse caminho, ainda são exceções. O que prevalece é o improviso e as ações pontuais. Na grande maioria dos casos, marketing digital ainda se restringe a campanhas de links patrocinados no Google, feitas na maioria das vezes por funcionários (quando não o proprietário ou gerente) que tem de dividir sua atenção com diversas outras atividades, e spams de e-mail marketing.

E se mesmo assim, com ações precárias, a publicidade online já apresenta resultados, imagine então se fossem planejadas e executadas com a importância e o profissionalismo que necessitam.

O ponto é o planejamento, em que poderão ser estabelecidos os objetivos a serem alcançados e os recursos necessários. Com base na metodologia 8Ps, seguem oito passos para você aproveitar ao máximo todo o potencial que o marketing digital oferece para esse segmento tão promissor.

1. Pesquisa de mercado: A internet está criando uma nova forma de clientes e consumidores pesquisarem e escolherem produtos e serviços. Faça uso das diversas ferramentas que o Google e outros sites fornecem para estimar a demanda do seu mercado, perfil do consumidor, sazonalidade, fatores de decisão, etc.

2. Plataforma de negócios: Transforme o site da sua academia em uma plataforma de negócios, ou seja, um local capaz de direcionar e facilitar que seus potenciais clientes efetivem as reservas.

3. Conteúdo relevante: Essa é a principal moeda do marketing digital e da internet hoje. Oferecer informações, dicas e orientações são maneiras de conquistar a atenção e o interesse das pessoas para o seu site e, por consequência, seus serviços. Esse conteúdo não deve se restringir somente ao seu site, mas também em todas as mídias e redes sociais de interesse dos clientes.

4. Promoções: O setor de academias oferece muito mais oportunidades de criar promoções além dos pacotes sazonais e de feriados e que, além de diferenciais para a academia, contribuem para aumentar a fidelização e reduzem a necessidade de baixar preços.

5. Publicidade online: É essencial para ser encontrado na internet. Links patrocinados e otimização do site (SEO) são ações básicas, mas é importante avaliar outras possibilidades, como campanhas de afiliados, redes sociais, etc.

6. Personalização: Em vez de mala-direta, estude a possibilidade de transformar o e-mail marketing em uma ferramenta de relacionamento. A sua base de dados fornece informações importantes sobre as preferências e interesses de seus clientes que também servem de base para ações e promoções personalizadas.

7. Monitoramento: Defina indicadores para monitorar os resultados, avalie e faça ajustes para aprimorar constantemente o trabalho desenvolvido.

8. Planejamento: Formalize todas as etapas em um documento, contendo em detalhes todas as etapas. É a partir deste planejamento que você terá uma noção mais clara dos investimentos a serem realizados, bem como a necessidade de mão-de-obra necessária para a execução.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/academias-e-fitness-como-aumentar-resultados-com-o-marketing-digital/

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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