Como identificar se a equipe está desmotivada?
Como identificar se a equipe está desmotivada?
Posted by

Como identificar se a equipe está desmotivada?

 

É muito comum o Gestor achar que está tudo lindo e maravilhoso com a sua equipe, até começar a enfrentar um turnover altíssimo de funcionários, nunca para um funcionário no mesmo cargo mais do que 5 meses, o que aconteceu?

Um dos motivos que isso possa ter acontecido é seus funcionários não estarem motivamos para continuar trabalhando para você. Lembre-se você é uma empresa prestadora de serviço, as pessoas que prestam o serviço é o mais importante na cabeça do cliente. Estar sempre mudando de recepção, limpeza, professor… pode desmotivar também seus clientes, diminuir a credibilidade que você passa para eles. Então um simples problema de turnover pode sim refletir diretamente no seu faturamento. Muito cuidado! E se antecipe a esse tipo de situação. Mas como?

Faça periodicamente o mapa do cliente da sua empresa. De preferência, contrate uma pessoa de fora que não tenha nenhum vinculo emocional/pessoal com seus funcionários. Para conversar com eles, individualmente e entender o que cada um pensa, sente e almeja dentro da sua empresa. O mais importante é a transparência com a equipe, deixar claro que eles podem até falar de alguma atitude sua que não tenham gostado. Mas que essa pessoa contratada não terá como objetivo saber quem está falando mal de quem e sim entender todos os problemas e desenhar um plano de ação de soluções, em que sua equipe participe da execução do plano de ação. Dessa forma você conseguirá unir novamente a equipe e entender o que faltam para se sentirem completos trabalhando em sua academia. Lembre-se a grande maioria das vezes não é a desmotivação financeira que leva um funcionário optar por mudar de emprego, outros valores agregados podem contar muito mais da decisão.

Faça com que seja realmente colocado em prática e solucionada as demandas levantadas pela sua equipe e você colherá resultados muitos maiores do que a baixa do turnover, terá reflexos sim em crescimento da sua empresa!
Não se esqueça, o seu primeiro cliente é o seu funcionário, o seu segundo cliente é seu aluno. Muito sucesso!

 

Mariana Notari

Comments

0 Comentários desativados em Como identificar se a equipe está desmotivada? 440 02 abril, 2018 Liderança e Pessoal, Mariana Notari abril 2, 2018

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Cursos

Facebook