Comunicação Avaliador físico - Professor
Comunicação Avaliador físico – Professor
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Comunicação Avaliador físico – Professor

Quer tornar sua avaliação física mais eficiente? Melhore a comunicação entre o avaliador e o professor!

Por mais que a avaliação física contenha informações suficientes para o professor preparar o treino do aluno, é sempre importante ter um canal para que o avaliador possa passar informações adicionais para o professor que não contenham na avaliação, informações que muita vezes ajudam a definir o perfil do aluno, ou aprofundar algo informado na avaliação.

O simples fato do aluno ser uma pessoa metódica e o avaliador informar o professor pode ajudar a atender melhor o aluno, se o aluno é tímido e não gosta que toquem nele, ou qualquer informação que não deve conter em uma avaliação.

Outro motivo para se ter um canal livre de comunicação entre o professor e avaliador é para que haja sinergia nas informações técnicas que são passadas para o aluno, por mais que o avaliador não vá prescrever o treino do aluno ele deve passar informações de como serão utilizados os resultados da avaliação, e naturalmente existem linhas de trabalho e por mais que ambas estejam certas se o avaliador fala uma coisa e o professor outra para o aluno irá parecer como uma confusão e falta de conhecimento de uma das partes, por exemplo: ao identificar uma cifose torácica o avaliador diz para o aluno que é importante fazer a remada sentada aberta para auxiliar e o professor passar no treino a remada aberta no pulley provavelmente o aluno vai perguntar, mas e o exercício que o avaliador recomendou?

Existem algumas formas de facilitar e tornar uma rotina esta comunicação, preferencialmente é importante se ter processos definidos para que funcione bem, em uma academia pequena onde se tem cerca de 20 avaliações por mês e 4 professores de musculação é mais tranquilo, o próprio avaliador pode conversar com o professor após a avaliação, mas em academias com um fluxo alto de avaliações um grande número de professores é necessário ter um controle maior de ocorrências, que pode ser um caderno que fica na mesa do professor, ou um arquivo no computador que é enviado junto a avaliação, ou ainda, se a academia usa uma planilha do excel para agendar a primeira aula é possível incluir uma nota na célula em que está o nome do aluno.

Esse processo ajuda muito a melhorar a prescrição do professor e definir suas condutas com o aluno. Se a preocupação é atender cada vez melhor e de forma individualizada, quanto mais informações tiver melhor.

Ricardo Camargo é Proprietário da ELEVATOfit, MBA em Marketing e Gestão de Clientes, palestrante de cursos sobre avaliação física. http://www.elevatofit.com.br/

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Ricardo Camargo é Proprietário da ELEVATOfit, MBA em Marketing e Gestão de Clientes, palestrante de cursos sobre avaliação física.

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