Design para o novo consumidor
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Design para o novo consumidor

 

 

O congresso da Ihrsa dos EUA desse ano mostrou claramente que o cliente de academia está mudando a sua forma de consumir atividade física. Se no passado nosso desafio era mostrar a importância da atividade física para os sedentários, agora ele se ampliou para também provar ao seu cliente que o seu espaço é a melhor opção para a atividade física do dia.

Do dia? Sim!

Porque as academias de nicho, chamadas em inglês de “Boutique Gyms”,  são a nova opção dos consumidores. Eles pagam por aula e elegem qual das academias dentro de um leque de favoritas, eles vão frequentar naquele dia. Ou seja, o cliente está migrando de pagar um plano com tudo incluído em uma só academia por pagar aulas avulsas em diversos lugares. A boa notícia é que ele está gastando uma percentagem maior de sua renda com atividade física do que antes.

E isso muda tudo no design!

Um dos principais motivos desta migração para as academias de nicho é que lá a experiência na modalidade escolhida é a melhor possível. Vamos tomar por exemplo a criação da experiência através do  design de uma academia de bike indoors com foco em pessoas que gostam de pedalar ao ar livre  no seu momento de lazer. Primeiro ponto: ela está preparada para quem gosta de ir para a rua e não para quem gosta de ficar em ambientes internos. Existe outra para esse outro consumidor. E outras tantas para diferentes tipos de expectativas.

Já que nesse nosso exemplo, o cliente gosta mesmo é de estar próximo à natureza, ele será recebido por um ambiente com materiais de acabamento  e cores que remetam à natureza. O aroma será exclusivo e lembra um gramado depois da chuva. Ele chega com a sua aula pré-agendada e sua bike já reservada. Guarda seus pertences sem esforço, tem um lugar especifico para calçar a sua sapatilha e enche sua garrafinha sem fila. Esse nosso cliente espera o começo da aula em um banco parecido com um de praça, já totalmente envolvido pela experiência.

Quando ele entra na sala, a temperatura já está ideal, tem uma música ambiente já tocando e sua toalha está enrolada em cima da bike. Ele é recebido por um professor motivado e recebe as instruções de conexão do seu monitoramento de frequência cardíaca. A aula é perfeita, animada e cada dia apresenta uma novidade. Quando acaba ele se dirige ao vestiário ambientado  com fotos de trilhas que continuam lembrando da pedalada que ele  pretende dar no próximo final de semana. Ele vai embora querendo mais.

Temos aí um grande desafio de design para as academias tradicionais. E também uma grande oportunidade de fidelização!  A resposta é tratar o design de cada sala com o mesmo cuidado que tratamos na academia de nicho. Usar cenários de luz e som para adequar a cada modalidade, investir em profissionais e programas que mantenham o aluno motivado todos os dias. Ou seja,  trabalhar a trilha da experiência do aluno dentro da academia com excelência.

Pense nisso e Bom Projeto!

Patricia

Patricia Totaro atua desde 1995 desenvolvendo projetos de arquitetura e design  para academias de ginástica. Com mais de 240 projetos realizados, a equipe Patricia Totaro entende a arquitetura como parte da estratégia do empreendimento e busca soluções inovadoras para o crescimento do mercado de Fitness+Welness+Fun.

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0 Comentários desativados em Design para o novo consumidor 995 20 abril, 2017 Arquitetura, Patricia Totaro abril 20, 2017

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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