O papel da Avaliação física no novo cenário fitness
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O papel da Avaliação física no novo cenário fitness

Que o mercado fitness está em plena mudança ninguém duvida, agora se alguém disser que sabe como será daqui pra frente é por que tem uma bola de cristal…

Há alguns anos as academias tinham basicamente dois formatos, as grandes com valor mais alto, equipamentos melhores e voltadas para um público com um bom poder aquisitivo, e as academias de bairro com custo mais baixo com foco em outros públicos, os fabricantes de equipamentos eram poucos e as próprias atividades se limitavam a musculação, ginástica e natação, com uma variação ou outra.

Mas nos últimos anos vimos uma pluralidade nos formatos de atuação, estruturas, atividades, posicionamentos, meios de divulgação, equipamentos e tudo que está relacionado ao mercado fitness, novas modalidades apareceram permitindo que pequenos estúdios pudessem cobrar mais caro que uma grande academia, mas a pergunta é, porque o aluno pagaria R$500,00 por mês para treinar em um estúdio de 45 m² com equipamentos simples ao invés de R$250,00 em uma academia de 2000 m² com muitos equipamentos e aulas? Simples, o SERVIÇO vale mais que a ESTRUTURA!

Uma coisa é consenso para quem acompanha o mercado, cada vez mais os alunos buscam serviços e experiências, não apenas uma estrutura, e quando digo serviço não me refiro ao melhor serviço, mas sim aquele que se adeque as suas necessidades, veja o exemplo das academias lowcost que geralmente entregam o que prometem e tem um alto índice de aprovação pelos seus clientes.

Mas o que a avaliação física tem a ver com tudo isso?

A avaliação física é peça chave no seu posicionamento neste novo cenário, COMO VOCÊ PODE VENDER RESULTADOS SE NÃO OS MENSURA?

Qual o seu diferencial? Se for o preço ok, coloque uma balança de bioimpedância simples na academia e cobre R$5,00 dos alunos para se pesarem e ver o percentual de gordura, você terá um retorno financeiro? Com certeza! Está ação irá fidelizar seu aluno? Com certeza não! Por duas razões, primeiro por que a academia não está o ajudando a alcançar seus objetivos apenas dando condições de verificar o resultado parcial (existe muito mais que percentual de gordura como resultado), o outro motivo é que o percentual gerado por uma balança de bioimpedância sofre grandes alterações se não seguirem os requisitos pré-teste como por exemplo estar em jejum (inclusive de água) de pelo menos três horas de antecedência. Então, o que você oferece aos seus clientes? neste caso os R$5,00 se tornaram caro!

Quando uma academia anuncia que tem um trabalho diferenciado da concorrência ela pode contextualizar que tem estacionamento, equipamentos de ponta, sala de musculação climatizada, e outros “mimos”, mas e quanto a atividade principal? Qual o diferencial? Como mostrar isso ao seu aluno pretendente? Imagine a cena: Recepcionista “Veja, aqui é a musculação e este é o professor que montará um treino exclusivo para você!” E o aluno pretendente pergunta: “Como ele montará meu treino?” Recepcionista: “Ele perguntará qual é o seu objetivo e preparará o treino” aluno: “E isto basta para montar um treino?” Recepcionista: “Bom, veja bem, é que…. e lá se foi mais um aluno para uma academia lowcost.

Agora imagine a mesma cena com uma resposta diferente da recepcionista: “Na nossa academia o professor só monta o treino após você passar pela avaliação física completa para saber seus limites, déficits, objetivos e parâmetros para após três meses lhe apresentamos todos resultados que pudemos lhe proporcionar” Percebeu a diferença de POSICIONAMENTO? Desta forma você oferece segurança e seriedade para seu aluno.

Mas os alunos acham caro ter que pagar a avaliação física junto com a matrícula e outras taxas… As pessoas acham caro aquilo que elas não enxergam valor, e realmente “tirar” algumas medidas, fazer abdominal, flexão de braço e ainda não ter nenhuma relação com a prescrição de treino tem um valor muito baixo.

Posso assegurar que aluno algum reclamará de passar por um processo que o ajudará a alcançar seus objetivos, em 2014 a Elevato Fit fez uma pesquisa com 5 academias e dentre outras questões duas se destacam mostrando como a avaliação física pode ajudar no posicionamento da academia, foi perguntado após o aluno realizar a avaliação física qual o nível de importância da avaliação física no seu dia a dia na academia, para 85% é FUNDAMENTAL e para 15% a avaliação física é RELEVANTE no seu dia a dia e nenhum aluno considerou pouco relevante ou sem relevância.

Outra questão que atesta o posicionamento da academia foi se a imagem que aluno tinha na academia após a avaliação física havia melhorado, manteve ou piorou (vale lembrar que a avaliação é o primeiro pós venda) e para 78% dos alunos a avaliação física melhorou a imagem da academia e para 22% manteve, me fale um pós venda que tem esses resultados? Você já parou para pensar que tem um setor na sua academia vque pode lhe trazer estes resultados?

Está com medo da crise ou das academias lowcost? Enfrente seus medos e SE POSICIONE!

 

Ricardo Camargo é Proprietário da ELEVATOfit, MBA em Marketing e Gestão de Clientes, palestrante de cursos sobre avaliação física. http://www.elevatofit.com.br/

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