Personal training - captação de clientes
Personal training – captação de clientes
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Personal training – captação de clientes

 

Praticar ações eficientes para captar novos clientes talvez seja uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos profissionais que atuam com Treinamento Personalizado.

Há muitos personal trainers com habilidades realmente diferenciadas para desenhar, prescrever e ministrar sessões de treinamento, mas que esbarram em grandes dificuldades para decidir o que fazer quando precisam ampliar o número de clientes de suas carteiras.

Existe quem opte por uma postura mais passiva, provavelmente acreditando que clientes novos surgem quase que por intervenção divina e nada fazem além de postar uma foto no mural de personal trainers da academia onde trabalham e rezar para que surjam espontaneamente oportunidades de novos contatos para futuros trabalhos. Nem de longe essa é a melhor estratégia.

Vemos também muitos casos de profissionais que, na ansiedade por romper com essa postura passiva, saem panfletando seus folders em eventos, adesivam seus carros com seus telefones, distribuem aleatóriamente cartões de visita e praticam outras ações quase ou absolutamente ineficientes e que, na minha opinião, beiram o desespero. Quando converso com profissionais que fazem esses tipos de ação, percebo que são da turma que pensa ser melhor fazer qualquer coisa do que não fazer nada. Outro engano!

O problema da maioria das ações praticadas nas situações descritas acima é que, além delas em muitos casos serem espasmódicas, em geral são potencialmente destruidoras de reputação do profissional. Sabemos que a construção da reputação é um dos pilares da carreira de um personal trainer de sucesso e deve ser sempre cuidada com muita atenção. É importante lembrar que, adoramos fazer compras, mas a maioria de nós realmente se incomoda quando alguém tenta nos vender algo que não queremos naquele momento.

E um fato que é no mínimo curioso é que, quando conversamos com profissionais que parecem não enfrentar problemas para conquistar novos clientes, eles muitas vezes não sabem dizer ao certo o porquê de seus horários estarem quase sempre lotados e também desconhecem a razão de poderem muitas vezes praticar preços significativamente superiores aos outros profissionais.

Reuni aqui algumas dicas para captação de clientes baseadas na minha própria experiência e que acredito serem valiosas. Se não servirem para gerar imediatamente novos trabalhos, garanto que não vão abalar a reputação de quem as praticar e talvez possam até alavancar vendas futuras. Cabe lembrar aqui também que, se eu soubesse onde existe uma fonte segura e inesgotável de novos e bons clientes, venderia muito, mas muito caro essa informação!

Penso que tudo parte da compreensão de que Personal Training é um serviço feito à mão e que acontece em tempo real, ou seja, a questão presencial é imperativa. Primeira dica: aproveite toda oportunidade de dizer da sua boca para as pessoas que você é personal trainer!

A segunda idéia é que as indicações me parecem ser a melhor maneira de vender nosso serviço. É através da boa e velha propaganda boca-a-boca que se pode construir uma carteira valiosa e recheada de clientes fiéis.

Propaganda boca-a-boca funciona porque consiste de uma mensagem relevante, enviada por uma pessoa de boa reputação e é transmitida na hora e no formato certos. Basta imaginar duas pessoas tomando um café e falando bem de você e vai entender o poder desse tipo de propaganda.

É fundamental então que as ações feitas para atrair novos clientes sejam baseadas na idéia de fazer com que as pessoas falem bem de você umas para as outras. Segue aqui uma dica prática:

Praticamente todos os personal trainers que desejam aumentar sua carteira de clientes têm algo em comum: algum tempo livre!

A dica é usar esse tempo para criar motivos para interagir com as pessoas.

Uma ação que tem se mostrado eficiente consiste em escolher uma pessoa do seu círculo próximo de relacionamento (família, amigos, namorada…) e acordar que você vai trabalhar como personal trainer dela por um período limitado (3 a 6 meses) e cobrando um valor simbólico. A estratégia é combinar com esse “eleito” que ele deve trazer periodicamente (uma vez a cada semana é o ideal) alguém do círculo de relacionamento dele para participar da sessão de treino junto com vocês. Dessa forma, além de falar de você para outras pessoas, esse seu “cliente temporário” ainda terá a tarefa de convence-las a experimentar seu serviço. Uma troca justa. Você capricha na escolha desse cliente, redobra o capricho para atende-lo em um nível acima da excelência e cria experiências sensacionais principalmente quando os convidados dele estiverem presentes nos treinos.

Pensando ainda em interagir com as pessoas, outra dica é: ofereça conteúdo e, sempre que possível, presencialmente. Organize micro eventos nos seus circulos próximos de relacionamento como palestras curtas, caminhadas regulares com amigos e outras atividades saudáveis onde você possa trocar um pouco do seu conhecimento e nas quais as pessoas possam ver você em ação como um agente promotor de saúde, facilitador de mudanças positivas, referência em conhecimento e principalmente um fornecedor de energia positiva e motição.

Evite entrar na guerra de preços, crie constantemente diferenciais basedos em conhecimento e esteja pronto para se comprometer com o processo de mudanças dos outros e entregar sempre mais do que elas esperam.

Pare de investir tempo, energia e recursos tentando pescar clientes apenas entre aqueles que gostam de frequentar academias. Todos os seres humanos precisam se exercitar e o público que frequenta academias representa uma fatia muito pequena desse bolo.

Ao conversar com um potencial cliente, explique que as desejadas mudanças físicas podem ser as últimas a acontecer. Faça as pessoas prestarem atenção em outros aspectos que podem passar despercebidos quando o objetivo estético impera.

Por fim, adicione o seu toque pessoal a essas dicas. Seja original, mesmo copiando.

Bons treinos!

Ivan de Marco

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0 Comentários desativados em Personal training – captação de clientes 781 05 outubro, 2014 Gestão de Personal Training, Ivan de Marco outubro 5, 2014

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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