Sua academia tem estratégia definida?
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Sua academia tem estratégia definida?

 

O conceito de administração estratégica é pautado nos conceitos militares de como derrotar um inimigo. Estratégia é uma palavra etimológica oriunda do termo grego strategia, e seu significado, diz respeito há: Plano, método ou manobras utilizados para alcançar um objetivo específico. Estratégia, em sua origem, estava relacionada com a arte da guerra para neutralizar um inimigo. Nos dias atuais, estratégia está correlacionada com a vertente militar mas, também com o setor empresarial na preparação da defesa de uma empresa contra uma ameaça externa ou interna. No setor empresarial, podemos entender, como a neutralização da concorrência, do lançamento de novos produtos e/ou serviços e também na aquisição ou manutenção de clientes e ganho de fatia de mercado. A estratégia pode ser definida como: O conjunto integrado e coordenado de ações e compromissos da empresa, para explorar as competências essenciais ao negócio obtendo vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. E por isso, entende-se o pensamento de (Ireland, Hokisson e Hitt 2014)

Obtém-se competitividade estratégica quando uma empresa consegue formular e implantar com sucesso uma estratégia de criação de valor. Estratégia é um conjunto integrado e coordenado de compromissos e ações definidos  para explorar competências essenciais e obter vantagem competitiva. Quando optam por uma estratégia específica, as empresas escolhem entre diversas alternativas um caminho para decidir como alcançarão a competitividade estratégica. Neste caso, a estratégia escolhida indica o que a empresa fará, bem como o que a empresa não fará.”

A definição de uma estratégia torna-se, portanto o primeiro passo para a criação de valor do seu produto ou serviço para seu cliente e a “competição com a concorrência menos acirrada”. A organização deve ter informações do  cliente e o mercado que atua, assim podendo vislumbrar qual caminho deseja seguir, os  desejos dos clientes, o que, porquê e quando compra, ou não compra, onde e como essa empresa quer estar posicionada na mente do cliente (Share of Mind) e traçar estratégias necessárias para que o cliente atual se mantenha e os prospects (clientes que ainda não compram seu produto/serviço) se tornem clientes atuais e fiéis. E o melhor! Vendedores de sua marca.

Hoje, as organizações empresariais em todos os ramos de atuação, necessitam ser mais estratégicas que há 10 anos atrás,  velocidade das informações, redes sociais constante mudança na tecnologia e conceitos acadêmico novos, contribuem para essa corrida de adaptação ao mercado onde se está inserida.  Não existe empresa estrategicamente forte se um dos seus principais ativos, o capital humano, não estiver munido de informações atualizadas sobre como anda mercado.

O mercado do fitness onde o crescimento é exponencial no mundo com altos investimentos em tecnologia seja ela abstrata (maquinários) ou não, seus empresários devem estar revendo constantemente suas estratégias de competição. (Kim e Mauborgne 2005) já diziam, que estudos setoriais sobre grandes marcas revelaram que nas principais categorias de serviços as opções estão ficando mais semelhantes. E por consequência, a escolha do produto ou serviço se baseia no preço destes.

Philip Kotler definiu bem este assunto quando disse: “ As empresas que querem ser apreciadas precisam mostrar que se importam com as condições de vida das pessoas e com seus sonhos. Precisam se conectar e servir a todos os Stakeholders- empregados, fornecedores, distribuidores e a comunidade, não apenas os investidores. As pessoas se importam mais com as empresas que se importam com elas” . E ai, deixo meus questionamentos.

Sua academia tem estratégia definida? Conhecida por todos os atores da empresa? Os atores da sua empresa sabem o papel deles dentro desta estratégia? Já definiu uma estratégia nova para angariar os novos clientes que vão entrar agora na alta temporada? E os que saíram na baixa temporada, como atraí-los? Já definiu uma estratégia caso sua estratégia inicial falhe?

Sua resposta foi não para todas ou a maioria destas questões? Fique atento e reúna o quanto antes as pessoas que decidem na academia para traçar a estratégia de onde querem chegar. Sua resposta foi sim! Parabéns! Sua academia está no rumo certo e a probabilidade de algo dar errado já está mais minimizada.

 

Rafael Fernandes é Especialista em ADM e MKT esportivo; Especialista em gestão de empresas de fitness e wellness; Ex-Gestor do Conselho Regional de Educação Física-CREF1- Unidade Barra/Recreio/JPA e Vargem Grande e Pequena; Professor de Educação Física (CREF 027635); Graduando em Processos gerenciais; Mestrando em Administração Estratégica na IBMEC; Coordenador de atividades físicas da academia  Jungle Gym Brazil – Barra/RJ  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9268675559198932 –  Tel:(21) 982771238

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2 Comentários desativados em Sua academia tem estratégia definida? 1281 03 dezembro, 2015 Gestão de Academias, Rafael Fernandes dezembro 3, 2015

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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